terça-feira, 28 de setembro de 2010

Novena da Sagrada Face






Oração preparatória para todos os dias

Senhor, eu procuro a Vossa Face! Não me repilais para longe dela por causa dos meus pecados; não desvieis de mim o Vosso Santo Espírito.
Fazei brilhar sobre mim a luz da Vossa Face, instruí-me no caminho dos Vossos Mandamentos.




Eterno Pai, contemplai a Face do Vosso Filho e por seus infinitos merecimentos concedei-me o ardente desejo de reparar as injúrias feitas à Vossa Divina Majestade e a graça que desejo alcançar nesta novena. Amém.


Oração final para todos os dias
Deus Todo-Poderoso e misericordioso, nós Vos suplicamos que, venerando a Face Santíssima de Vosso Filho, desfigurada na Paixão por causa dos nossos pecados, mereçamos contemplá-La eternamente no resplendor da glória celeste. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.



PRIMEIRO DIA
(Oração preparatória)

Ó! amorosíssimo Jesus! Não somente Vossa palavra, mas também a expressão de Vossa Face abrasada em amor, nos revelam, no cenáculo, a veemência com que Vosso coração desejava a hora de dar-nos a Eucaristia!
Inflamai meu coração de amor por este sacramento adorável, visitando-o e recebendo-o freqüentemente com a pureza dos anjos.
Consideração
Se Jesus me ama, se a Sua Face me procura, o que me detém?...Que me pede, Jesus, senão amor e confiança?...Negar-lhe-ei?...
Virtude a praticar
Desprendei-vos, pelo menos de coração, de todas as coisas da Terra. Seja Jesus o vosso tesouro.

(Oração Final para todos os dias)


SEGUNDO DIA
(Oração preparatória)
Oh! Vítima Divina; meu doce Jesus! Vossa Face adorável, banhada em suor de sangue no Getsêmani, me descobre a grandeza de Vossas dores e a gravidade dos meus pecados; dai a mim e a todos os pecadores um sincero arrependimento com firmíssimo propósito de nunca mais pecar. Amém.
Consideração
Por toda a parte onde se mostrou sobre a terra, a Sagrada Face abençoou, perdoou, curou e fez o bem... Jesus dirige o mundo com Seu olhar! Eu O invoco; por que não serei atendido?
Virtude a praticar
Sede dócil às inspirações da graça. O olhar de Jesus que vos solicita é uma graça; entregai-vos à Sua influência.
(Oração Final para todos os dias)



TERCEIRO DIA
(Oração preparatória)
Oh! Meu amabilíssimo Jesus! Vossa Face augusta e serena teve uma expressão de dor imensa ao receber o beijo do traidor
Dai-me a graça, eu Vos suplico, de participar de Vossa íntima aflição pelos sacrilégios que cometem os que Vos recebem em pecado mortal no Sacramento do amor, desagravando assim a traição de Judas. Amém.
Consideração
Sim, eu sei, meu Redentor está vivo. Esta mesma Face que eu contemplo hoje, tão amargurada pela traição de um apóstolo infiel, hei de contemplar um dia radiante de graça e de esplendor. E, se eu for fiel, assim a contemplarei por toda a eternidade. Meu bom Jesus, mostrai-me a Vossa Face.
Virtude a praticar
Fidelidade em observar os mandamentos divinos. "Falai Senhor, Vosso servo Vos escuta".
(Oração Final para todos os dias).



QUARTO DIA
(Oração preparatória)
Oh meu dulcíssimo Jesus! Vossa Face de infinita bondade foi objeto do mais vil insulto infligido pela cruel mão de um servo em casa de Anás.
Assim Vos tratam, meu doce Salvador, porque aborrecem Vossas palavras de justiça e de caridade sem limites.
Não permitais que eu tome vingança aos meus inimigos, mas que lhes perdoe sempre e de todo o coração. Amém.
Consideração
Devo oferecer-me inteiramente a Deus, para fazer só a Sua adorável vontade; farei esse oferecimento em união com Jesus orando, a Face contra a terra no jardim das Oliveiras.
Virtude a praticar
Fazei penitência; excitai-vos à contrição de vossos pecados. Aceitai, em espírito de expiração, as penas e as amarguras que a Deus aprouver enviar-nos.
(Oração Final para todos os dias).



QUINTO DIA
Oh! Meu pacientíssimo Jesus! Na noite tenebrosa de Vossa paixão, Vossa Face sacrossanta tornou-se semelhante à de um leproso! Desprezos, escarros, bofetadas e injúrias sem número desfiguraram Vosso formoso semblante!
Perdoai Senhor, ao Vosso povo ingrato que com suas blasfêmias, sensualidade e crimes de toda espécie, renovam tão horríveis afrontas à Vossa Face augusta e veneranda! Perdoai, Senhor!
Consideração
Jesus tem os olhos cerrados para não ver os meus pecados... Continuarei nas minhas iniquidades ?... Até quando afrontarei essa Face que pacientemente sofre e me espera? Até quando?... Até quando?...
Virtude a praticar
Tende a coragem da fé, não temais o olhar e a palavra dos homens, quando se tratar de um dever a cumprir ou de uma falta a evitar. (Oração Final para todos os dias).
(Oração Final para todos os dias)



SEXTO DIA
Soberano Rei e Salvador! A majestosa dignidade de Vossa Face, vilipendiada e coroada de espinhos, proclamou solenemente Vossa realeza sobre as nações, confirmada pela profética voz de Pilatos diante do povo judaico ao dizer: "Eis o vosso Rei". Concedei-me, ó Rei da Glória, um ardoroso zelo para propagar Vosso Reino, ainda que seja à custa da minha vida. Amém.
Consideração
Acabrunhado sob o peso de minhas iniquidades, que farei diante de meu divino Rei? Por que hesitas, minha alma?... Não é Ele o teu Salvador?... Por acaso Sua Face não te contempla com doçura e amor? Cheia de confiança, prosta-te aos pés do teu Jesus, dizendo-lhe de todo o coração: "Meu Senhor e meu Rei! Eis aqui minha alma e meu corpo: eu me ponho, inteiramente, sob o império de Vossa Face ultrajada".
Reinai sobre mim para sempre!
Virtude a praticar
Fazei morrer em nós, pela mortificação, todos os desejos e movimentos aviltantes que poderiam ofender a sagrada Face e renovar as suas dores.
(Oração Final para todos os dias).



SÉTIMO DIA
Oh! Meu querido e generosíssimo Jesus! Vossa Face de Deus-Homem se iluminou, subitamente, com os resplendores de um santo gozo, ao estreitardes em Vossos braços a suspirada cruz!
Dai-me coragem para tomar minha cruz e seguir-Vos com ânimo constante e generoso até o fim de minha vida. Amém.
Consideração
Se eu amo e me compadeço, verdadeiramente, dos ultrajes sofridos pela Face adorável do meu Salvador, devo amar meus irmãos desgarrados e pedir a Deus que os converta.
Virtude a praticar
Que o zelo de reparação vos inflame! Exercei-o por meio de comunhões, orações, palavras e exemplos, enfim, por todos os meios que à vista do mal cometido deve inspirar-vos.

(Oração Final para todos os dias).



OITAVO DIA
Oh! Meu terníssimo Jesus! Qual não deve ter sido a expressão de doçura da Vossa Face, quando Verônica se aproximou de Vós para enxugá-la. Com que amorosa gratidão a contemplastes e qual não foi o seu assombro ao achar impressa em seu véu a Vossa Face desfigurada, mas cheia de amor!...
Fazei com que eu contemple, meu amado Redentor, Vossa paixão com tanto amor e ternura que os traços da Vossa Face fiquem gravados em meu coração. Amém.
Consideração
Meditando no amor de Deus por mim, que vejo estampado em Sua Face retalhada e amortecida, ainda terei dificuldade em esquecer os males que me causaram, em perdoar os que me ofenderam, de qualquer maneira, em amar sinceramente o meu próximo e pedir a salvação para todos os homens?...
Virtude a praticar
Suportai pacientemente as injúrias e as friezas do vosso próximo, aceitai o que elas têm de penoso para o coração, em espírito de reparação, por tudo o que Jesus sofreu em sua Face adorável.

(Oração Final para todos os dias).



NONO DIA
Oh! Meu santíssimo e amado Jesus! Vossa Face de reparador divino, coberta pelas sombras da morte, aplacou a justiça do Eterno Pai, e Vossas últimas palavras foram penhor seguro de eterna felicidade.
Que minha vida e minha morte sejam uma contínua reparação unida à Vossa e a de Vossa Mãe Santíssima, a quem invocarei sempre com o nome de MÃE. Amém.
Consideração
Quando irei e aparecerei diante da Face de meu Deus? Quando O verei face a face?...
Virtude a praticar
"Quem Me contempla Me consola. Se alguém contemplar a Minha Face, Eu derramarei o Meu amor nos corações e por meio da Minha Face se obterá a salvação de muitos pecadores! ”Almas generosas, procurai e contemplai sempre a adorável Face de Jesus!(Oração Final para todos os dias).





Fonte: www.espacojames.com.br

Nenhum comentário: